WEAT Hugs  -  Ucrânia

ALMOÇOSOLIDÁRIO

Conheça a cozinha ucraniana
e pague o que quiser para
ajudar refugiados ucranianos

10 Abril

Doca do Espanhol

Venha provar uma refeição tradicional Ucraniana

Quisemos saber o que comeria uma família ucraniana num domingo normal, sem guerra, nesta altura do ano. E agora vamos servir-vos essa refeição, e doaremos toda a receita angariada para ajuda aos refugiados da atual guerra na Ucrânia.

APOIOS

apoio-weat-hugs
weat-hugs-costa-verde
weat-hugs-ucrania
weat-hugs

Preço: o que quiserem

A solidariedade com a Ucrânia ganha cada vez mais força em Portugal.

No dia 10 de Abril, vamos servir uma refeição tradicional ucraniana e a receita reverte na totalidade para ajudar na integração de refugiados ucranianos no nosso país.

Esta acção, em parceria com a SIC Esperança e com o apoio do Recheio e da Costa Verde, não tem preço. Literalmente.

O valor da refeição é aquele que cada um quiser doar.

As receitas são da Sasha Beznosyuk e a cozinha coordenada pelo Chef Miguel Castro Silva e pela Chef Luísa Mafei (as opções vegan).

10 de Abril

Local: WEAT

Doca do Espanhol, Alcântara

Sopa

Borscht

Embora o borscht seja importante nas cozinhas russa e polaca, a Ucrânia é frequentemente citada como o seu local de origem. Acredita-se que o seu nome seja derivado da palavra eslava para a pastinaca de vaca ou de uma bebida fermentada derivada dessa planta. Mais tarde, a beterraba cultivada subsitui a pastinaca de vaca selvagem como base da sopa.

weat-hugs-ukraine
weat-hugs-ukraine
Prato (com opção vegan)

Varenyky

Os varenykys, na Ucrânia, para além de um prato nacional, são um talismã especial. Os Varenykys podem ser feitos com queijo ucraniano, chucrute, carne, fígado, cogumelos, puré de batatas, feijão cozido, ervilhas moles ou mesmo frutas.

Sobremesa

Paska

Apesar do Borscht, Varenyky ou Chicken Kiev serem os pratos mais populares da Ucrânia além fronteiras, a Paska, o tradicional pão de Páscoa, ganha o primeiro lugar dentro de fronteiras, em particular na época da Páscoa ortodoxa. Muitas vezes é enriquecido com sumo ou raspas de frutas cítricas, baunilha, rum, gengibre e, ocasionalmente, açafrão. Algumas variedades de paska incluem passas, frutas cristalizadas ou cerejas maraschino.

weat-hugs-ukraine

Juntos

Nós começamos. Nós trabalhamos. Nós ajudamos. Nós cozinhamos. Nós aprendemos. Nós ensinamos. Nós criamos. Nós produzimos. Nós falamos. Nós inspiramos. Nós inspiramo-nos. Nós crescemos. Nós ajudamo-nos.  Nós crescemos. Nós falhamos. Nós reunimo-nos novamente. Começamos de novo. Nós trabalhamos mais. Nós ficamos mais fortes. Nós crescemos. Fazemos o que ninguém mais fez antes. Nós vamos além. Nós ficamos mais e mais fortes.

Juntos.

Quero ser voluntário

Contactos