WEAT

CHEF

Team Building culinário em Lisboa, Masterchef Style

Por termos vindo do mundo corporativo, nas nossas vidas passadas fomos a vários eventos de team building, em Lisboa e fora dela. Alguns adorámos outros nem por isso. Com a escola corporativa ainda presente na forma como trabalhamos, marcámos um slot no calendário, reunimos insights e fizemos um brainstorming. 

Depois de algum hard thinking, com pouca modéstia, podemos afirmar que criámos os melhores formatos de team building culinário em Lisboa. E são os melhores porque desenhámos estes team buildings para empresas com duas coisas em mente:

numero-um

Colaboradores

O que é que nós, enquanto colaboradores, gostaríamos de fazer numa actividade de team building em Lisboa?

numero-2

Resultados

Que resultados procuram as empresas, ou que competências pretendem as empresas trabalhar, numa acção de team building?

Adivinham onde é feito o casting para o Masterchef Portugal?

Actividades de Team Building culinário ao estilo Masterchef

Spark your creativity

MYSTERY BOX

Este é o evento de team building mais divertido que fazemos!

Abrimos as festividades com um divertido jogo de seleção de equipas criado e orientado pelo nosso Chef WEAT, num teste às papilas gustativas.

De seguida, as equipas passam ao desafio da Mystery Box. Nesta caixa mistério os participantes têm um ingrediente chave e uma variedade de ingredientes com que têm de cozinhar dois pratos: refeição principal e sobremesa. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados para confeccionar refeições deliciosas, frescas e saudáveis.

No final, os pratos de cada uma das equipas são julgados pelo trabalho em equipa, criatividade, sabor e apresentação. Podemos até incluir nos critérios de avaliação os valores da sua empresa, objetivos da equipa ou tema deste evento de team building.

Isto é um jogo. E, curiosamente… não são as equipas com mais habilidades culinárias que costumam ganhar.

ACÇÕES

- Organização de equipas
- Orientação das ideias
- Confecção

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS

- Brainstorming
- Criatividade
- Organização de trabalho
- Trabalho sob pressão do tempo

Problem solving training

QUICK THINKING

WEAT QUICK THINKING é um desafio de team building em Lisboa onde os participantes apenas sabem o que vão cozinhar no próprio momento. O grupo é dividido em equipas de 2 ou 3 elementos, onde cada uma recebe uma receita no seu smartphone no momento e tem um determinado tempo para a cozinhar.

Cada equipa tem de organizar-se entre si para dividir tarefas e realizar as várias etapas de cada receita, dentro do tempo e com qualidade.

Neste desafio, ao estilo Celebrity Chef do MasterChef,  os participantes irão sentir-se como no programa Masterchef ao terem de executar uma receita de um Chef conhecido.

ACÇÕES

- Organização de equipas
- Divisão de tarefas
- Confeção

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS

- Comunicação interpessoal
- Delegação de tarefas
- Confiança
- Trabalho em equipa

All-round and effective training

PRESSURE TEST

WEAT PRESSURE TEST é um desafio de team building mais complexo que obriga a um maior trabalho de equipa, coordenação e comunicação. O grupo é dividido em duas equipas onde cada uma tem de cozinhar para a outra.

Cada equipa tem de organizar-se entre si, planear e desenhar um menu com antecedência (com o apoio de um chef WEAT), fazer a mise-en-place, cozinhar e servir a refeição ou prato à outra equipa.

Desta forma os participantes irão ter um “cheirinho” dos desafios do programa de televisão Masterchef, sentir a pressão de cozinhar num restaurante, e perceber bem a importância do trabalho em equipa para atingir resultados. E, acima de tudo, o mais importante numa cozinha: a importância da comunicação.

ACÇÕES

PLANEAMENTO
- Definição de menu (com a supervisão de um chef WEAT)
- Elaboração da lista de ingredientes
EVENTO
- Organização de equipas
- Mise-en-place
- Confeção
- Serviço

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS

- Planeamento e organização
- Comunicação interpessoal
- Delegação de tarefas
- Liderança
- Confiança
- Resolução de problemas
- Trabalho em equipa
- Comunicação interna

Foco nos Resultados

________________________________

Estas acções de team building foram pensadas ao detalhe, tanto para os colaboradores, como para as empresas que as procuram. Mesmo aquele colega que nunca cozinhou e odeia actividades de team building sai das actividades de team building gastronómicos em Lisboa com um sorriso.

E vamos deixar desde já uma coisa clara: estes eventos não são aulas de culinária, nem nós somos uma escola profissionais. A WEAT transformou aulas de culinária em verdadeira actividades de team building  gastronómicos em Lisboa que, para além proporcionar bons momentos e diversão aos participantes, geram resultados tangíveis, aumentando a produtividade das empresas que os promovem.

________________________________

O team building gastronómico é a mais completa actividade de união de equipas

Sabemos que escolher a melhor actividade de team building em Lisboa que agrade a todos é difícil de gerir. A chave é proporcionar um ambiente acolhedor e divertido, onde as pessoas chegam como indivíduos e saem como uma equipa.

Foco e concentração

Por ser uma actividade divertida e entusiasmente, os participantes entram na "zone", concentram-se, focam-se e prioritizam tarefas.

 

Comunicação e coordenação

Há poucas atividades que exijam tanto uma boa comunicação e coordenação como cozinhar em equipa. A comunicação tem de ser constante e clara e a organização serve para colocar toda a equipa a "remar na mesma direcção".

 

Integração e espírito de equipa

Cozinhar em equipa é das tarefas mais desafiantes e os resultados imediatos podem encher-nos de orgulho ou deixar-nos muito frustrados. Mas uma equipa unida ultrapassa qualquer problema.

 

 

Não temos apenas chefs, temos formadores divertidos

Os nossos dedicados, divertidos e experientes Chef Facilitadores organizam e orientam o evento de forma eficiente para garantir que todos estejam envolvidos e ligados uns com os outros. Ao mesmo tempo, integram os objetivos e valores de negócios da empresa para produzir benefícios operacionais reais que permanecem no regresso ao escritório ou, agora em moda, o tele-trabalho.

A inclusão é a nossa regra número 1: todos!, desde vencedores do Hell’s Kitchen até aos melhores clientes de take-away.  O sucesso destes desafios depende de toda a equipa e não apenas de um ou dois “líderes”.

Não é uma aula de culinária!

É o melhor team building de Lisboa.

CONTACTOS

Formato do Team building culinário

Há duas grandes razões porque os reality shows de cozinha como o Masterchef têm tanto sucesso. Primeiro, a gastronomia tem muitos apaixonados pelo mundo. Segundo, cozinhar algo para outros tem tudo para correr mal. Há sempre uma drama e qualquer coisa que pode correr mal a qualquer instante. Enquanto espectadores, assistimos aos programas para saber como os nossos participantes preferidos superam estes obstáculos. Nos eventos team building WEAT Lisboa ao estilo Masterchef, usamos todas essas contingências e circunstâncias para criar jogos e desafios de forma a que os nossos participantes tenham de comunicar e trabalhar em equipa para ultrapassa-los. É extremamente gratificante ver a união de uma equipa, com sorrisos nos lábios depois de concluir a tarefa com sucesso.

Não designamos um líder propositalmente. Não servimos refeições individuais. E não fornecemos perfeição em termos de equipamentos de cozinha etc. Tudo isto obriga ainda a mais interação, compartilhamento, malabarismo de horários e priorização, organização e, sobretudo, trabalho em equipa. Na maioria das vezes, os participantes nem estão cientes da magia que está a acontecer. Mas nos dias seguintes eles estão mais colaborativos, sorriem com mais facilidade, saem do e-mail e realmente conversam e estão mais abertos às ideias um do outro. Simplificando, o trabalho se torna muito mais fácil e eficaz para todos.

Desafios ao estilo Masterchef exigem...

Uma cozinha ao estilo Masterchef

Os team buildings ao estilo masterchef acontecem numa cozinha ao estilo Masterchef, claro está.

Com 6 bancadas de trabalho, equipadas com fogão, fornos e robots de cozinha e mais outras tantas bancadas de preparação, cada  equipa entre num frenesim de organização assim que se dá a partida nestes desafios. Cada equipa tem o tempo cronometrado, obrigando a um melhor planeamento e organização. É uma Mistery box? Ou um Quick thinking?

Team Building gastronómico para todos

Mesmo para quem nunca cozinhou

As equipas precisam trabalhar juntas para planear, preparar e cozinhar. Há um papel para todos, de Chef a Commis Chef de preparação, food designers, requisitos de marketing, etc. Mesmo quem não sabe cozinhar encontra uma maneira de se envolver.

À chegada

1. Briefing de segurança
2. Explicação do desafio
3. Divisão de equipas

Avaliação dos pratos

1. Gosto e texturas
2. Cores e apresentação
3. Uso criativo de ingredientes

Mas o importante não são os vencedores deste desafio mas os resultados alcançados, que unem equipas e as tornam mais produtivas. Temos diversão e, ao mesmo tempo, união.

CONTACTOS