Sanduíches, uma ideia de negócio para food delivery em Portugal, 2021

O sanduíche é um conceito simples: dois pedaços de pão com qualquer coisa entre eles. Uma espécie de menáge à trois da gastronomia, que torna algo que satisfaz numa coisa inesquecível.

Com esta metáfora fica fácil explicar porque a sanduíche é uma excelente ideia para montar um negócio de food delivery em Portugal. Neste artigo falamos de sanduiches, excluindo hamburguers que, devido ao sucesso próprio, já têm uma categoria à parte.

Uma boa sanduiche é a refeição ideal para ser entregue em escritórios, a pessoas que não querem perder muito tempo à procura de um restaurante. Este modelo de negócio é um sucesso nos EUA e Europa do Norte e está a conquistar o seu espaço em Portugal.

food-delivery-ideas

Existem muitos métodos diferentes de fazer sanduíches absolutamente deliciosas. Até há os adoradores sanduíches de chocolate com batata frita e outros de waffles com frango frito e xarope de ácer. Ou seja, em termos de sanduíches há gostos para tudo.

Uma das melhores comidas do mundo para food delivery

A lista dos 28 melhores restaurantes para food delivery, da TimeOut Nova York, inclui 8 casas especializadas em sanduíches deliciosas, decadentes e/ou saudáveis focadas em vários segmentos de mercado.

As sanduíches são perfeitas para food delivery, devido à sua velocidade de preparação, baixos custos de operação e capacidade de manter a frescura e sabor durante o tempo da entrega.

Sanduíches premium

Apesar de ser bom, como canta Tino de Rans, pão com manteiga não irá com certeza ser a produção ideal para quem quer oferecer uma refeição mais completa. E também não precisamos fazer enormes pesquisas, estudos e análises para perceber o que os nossos clientes potenciais preferem e, sobretudo, o que nos podem fazer ganhar dinheiro. Por isso, deixemos o pão com manteiga com o Tino e vamos fazer umas sandochas como “deve de ser”.

food-delivery-sanduiche

Wraps

Um wrap está para a comida como uma prenda de aniversário. Embrulhada numa tortilla de trigo, milho ou até pão pita, vamos encontrar uma surpresa lá dentro. Claro que convém sermos nós a escolher o que está lá dentro, porque se for a minha tia, vamos ter um wrap de meias Burlington com losangos.

Como uma enorme possibilidade de combinações, do “invólucro” aos recheios, um wrap é sinónimo de velocidade, conveniência e flexibilidade.

Desde wraps mais decadentes e reconfortantes até wraps vegan ou saudáveis, há sempre uma wrap que um segmento de mercado vai adoptar.

Mais fácil de embalar

Outro factor de sucesso nos wraps, como ideia para food delivery em Portugal, é o facto de serem mais facilmente embalados de uma forma mais barata, mais ecológica e amiga do ambiente. As necessidades de embalagens são menores, uma vez que as tortillas já são uma embalagem por si só.

Actualmente, no Reino Unido, os wraps estão a ser usados como parte de uma dieta saudável para crianças e como forma de combater a obesidade. Vários nutricionistas estão a criar receitas para para garantir que os alunos consumam nutrientes vitais, uma vez que os wraps são das comidas que quase todos gostam.

Não há muitos truques e segredos para fazer um bom wrap. Uma boa mistura de saladas e vegetais coloridos, para textura e máximo impacto visual, com especiarias indianas ou malaias para explodir o sabor e temos uma base para um sem número de combinações saborosas.

Burritos

Estavam à espera de uma piada fácil com a palavra burrito e participantes do Big Brother. Só para verem, como levo esta comida a sério, não há piada aqui!

Em termos de food delivery o burrito é o produto perfeito. Portátil e recheado, fornece proteínas e outros nutrientes através de um sistema de entrega manual que dispensa utensílios e limpeza, graças à sua embalagem comestível.

Basta alugar uma bancada de cozinha e começar a vender.

Em sua forma mais simples, o humilde burrito não é muito mais do que uma tortilha de farinha enrolada em um recheio farto de carne, feijão ou batata. Embora as suas origens sejam do norte do México, no momento em que cruzou a fronteira para os Estados Unidos, transformou-se, como a maioria das coisas na América, em algo maior (literalmente) e mais cara. Aliás, o conhecimento e maioria dos burritos que comemos são mais norte-americanos do que tradicionais mexicanos. Alguns, até influência japonesa começam a ter.

Recentemente, nos EUA e Médio Oriente vimos uma explosão de uma inovação: o sushi burrito.

food-delivery-portugal

Sushi burrito

Um sushi burrito é exatamente o que diz o nome: são os deliciosos ingredientes do sushi, incluindo peixe cru, arroz e vegetais, embrulhados numa tortilla em forma de burrito. Como ideia para food delivery como food trucks, o sushi burrito explodiu nos últimos anos e pode ser encontrado em todos os tipos de restaurantes e food delivery que servem muito bem à hora do almoço, pessoas que procuram comer uma refeição rápida, reconfortante e bastante saudável.

E é um tipo de comida de fácil operacionalização, baixa manutenção que o torna fácil para operacionalizar a partir de uma cozinha simples ou comunitária.

Banh Mi

Com uma legião de seguidores que afirmam que nenhuma sanduíche realmente pode se comparar, a Banh Mi é a comida de fusão pura. Cada dentada, revela os seus ingredientes complexos que vão desde a crocante baguete francesa aos pickles asiáticos, especiarias, ervas e carnes assadas. Mais que deliciosa, a Banh Mi é uma lição de história e filosofia.

No Vietname, durante o período colonial francês de 1887 a 1954, as baguetes francesas começaram a ser recheados com as carnes mais caras, tornando-se exclusivamente um sanduíche de elites, conhecido como banh tay, ou “pão ocidental. Após a descolonização, os cozinheiros vietnamitas deram-lhe um toque de yin-yang oriental para equilibrar ingredientes “quentes” e “frios”.

O resultado é o que muitos dizem ser a melhor sanduíche do mundo com uma infindável possibilidade de recheios.

sanduiches-orientais-weat

Sanduíches e comida saudável

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre as suas escolhas de estilo de vida e, principalmente, sobre o que comem. As decisões de compram estão agora menos impulsivas e mais ponderadas, optando por alternativas sustentáveis.

Mais do que ser vegan, vegetariano ou bio, a grande vantagem das sanduíches é que podem encaixar nestes nichos facilmente. A versatilidade das sanduíches permite fazer comida para celíacos (alérgicos ao glúten), a intolerantes a lactose e até alguém vegan, celíaco e intolerante à lactose. Melhor que isto é difícil como ideia para food delivery, em Portugal